Informações sobre os principais bairros de Campinas
Região Central: Área altamente urbanizada, com maior concentração de estabelecimentos comerciais, médicos, bares, restaurantes. Nela há regiões residenciais e comerciais de
Leia maisNão é fácil enfrentar o calor em casa nestes dias de verão. Mesmo quem dispõe de ar-condicionado pode sofrer com o ar mais ressecado e os riscos de ter a rinite atacada. Como fazer, então, para refrescar a casa?
Para atenuar os efeitos do calor, vale a pena conhecer alguns truques simples para deixar a sua casa um pouco mais fresca nos dias quentes. Toda ajuda é bem-vinda! Confira a seguir:
Janelas: Deixe-as abertas. Quando estão fechadas, elas deixam a sua casa quente como uma estufa. Mas, ao abri-las, o ar circula e diminui a temperatura interna. O ideal é abrir janelas que estão em partes opostas da casa, permitindo criar uma corrente de vento. E se for preciso, instale telas contra mosquitos nas janelas.
Luz solar: É melhor impedir que ela entre. Para isso, é preciso contar com cortinas que bloqueiam a luz em todas as janelas. Neste caso, é melhor usar cortinas de cor clara, pois as escuras absorvem e retêm o calor.
Paredes externas: Se as paredes externas da sua casa são de cor escura, isso também aumenta a retenção de calor em seus ambientes. É melhor optar por cores claras, que refletem a luz.
Plantas: Sua presença torna o ambiente interno mais fresco e mais úmido. Quanto mais plantas em casa, mais fresco o ar, mas é importante não exagerar. E escolha espécies que se adaptam bem a ambientes interiores, como samambaias, jiboias, palmeiras ráfia, lírios da paz, costelas de adão etc.
Fontes: pequenas fontes que circulam a água podem ser também uma alternativa para umidificar os ambientes. E muita gente considera relaxante o ruído da água circulando.
Objetos que retêm calor: Tapetes, cobertores, almofadas, bichos de pelúcia etc. são objetos que retêm o calor. Se for possível retirá-los, muito melhor.
Lâmpadas: Lâmpadas incandescentes esquentam muito os ambientes, além de consumirem mais energia que as fluorescentes e as de LED. Por isso, vale a pena trocar as lâmpadas em casa, usando estas que aquecem muito pouco e ainda consomem menos energia.
Ventiladores: se você não quer receber o vento direto, o modo ideal é apontar o ventilador para fora da janela ou da porta. Isso fará com que ele empurre para fora o ar quente.